Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sonhos: mensageiros do Inconsciente, portais para a totalidade. por Leonardo Climaco

A psicologia analítica junguiana oferece uma abordagem ampla e profunda sobre os sonhos, considerando-os como uma porta de entrada para o entendimento do inconsciente e um instrumento essencial para a jornada da individuação. Jung reconheceu os sonhos como expressões significativas da totalidade da psique, não limitados aos aspectos reprimidos do inconsciente. Para ele, os sonhos são mensagens simbólicas do inconsciente, carregando não apenas de experiências pessoais, mas também de elementos arquetípicos presentes no inconsciente coletivo. "Os sonhos são a manifestação mais imediata do que é essencialmente irrepresentável na consciência. São indicações claras de que o inconsciente não é apenas um depósito, mas uma das fontes mais profundas da vida psíquica. [...] Eles trazem mensagens e revelações, nos mostram facetas inexploradas da personalidade, e são uma via de acesso ao inconsciente coletivo."   (Jung, 2021) Carl Jung - Red Book (Liber Novus) Os sonhos, na maioria das ve

Livros recomendados

Este Compêndio Jung é leitura essencial para alunos de graduação em cursos de psicologia analítica, de psicoterapia, e para estudantes do simbolismo, dos sonhos ou de abordagens arquetípicas de literatura, cinema, estudos religiosos, sociologia ou filosofia. O texto é uma introdução informativa para os leitores em geral, bem como para analistas e acadêmicos que querem aprender mais sobre a contribuição de C.G. Jung para a psicanálise e como suas ideias ainda são extremamente relevantes no mundo de hoje. (Da obra)

Conheça o livro clicando aqui




Caixa contendo todos os livros da Obra Completa de C.G. Jung divididos em 18 volumes, totalizando 35 livros do renomado psiquiatra suíço, com nova diagramação e projeto gráfico. Além disso, esta caixa também vem com o Índices Gerais: Onomástico e analítico, publicação de Jung inédita no Brasil.

Conheça os livros clicando aqui


Esta publicação apresenta um mapa, há muito tempo necessário, que torna a Obra Completa de C.G.Jung mais acessível. Dividido em quatro partes e organizado por temas, este livro fornece uma introdução aos conceitos junguianos, seguida de uma lista de textos para leitura inicial, além de textos secundários e para aprofundamento. Além de ser uma valiosa obra de referência, é, ao mesmo tempo, uma introdução fundamental de fácil leitura para as principais ideias da psicologia junguiana.

Conheça o livro clicando aqui




Jung: vida e obra, escrito pela revolucionária psiquiatra Nise da Silveira e título responsável por introduzir gerações de brasileiras e brasileiros às teorias de C.G. Jung, retorna às livrarias em nova edição.

Em 12 de novembro de 1954, Nise da Silveira escreveu uma carta ao psiquiatra C. G. Jung: “Mestre, no centro psiquiátrico do Rio de Janeiro, há, ao lado de outros setores de atividade do serviço de ocupação terapêutica, um ateliê onde os doentes desenham e pintam na mais completa liberdade. [...] E, assim, imagens primordiais emergem nessas pinturas, trazendo uma empírica e convincente demonstração da psicologia analítica.”

Graças a esse primeiro contato corajoso se iniciou uma profícua troca intelectual e afetiva entre duas grandes mentes do século XX. Nise da Silveira, médica psiquiatra, foi a principal agente pela difusão da teoria da psicanalista analítica, ou junguiana, no Brasil.

Conheça o livro clicando aqui.


Com projeto gráfico e capa reformulados, os três volumes das cartas de C.G. Jung contêm aproximadamente 1.000 cartas de cunho, sobretudo científico. Cada um dos volumes é provido de um aparato científico bastante completo: muitas notas explicativas de caráter objetivo e pessoal, remissões às obras de Jung e citação de trechos de cartas por ele recebidas ajudam a compreensão.

Conheça o livro clicando aqui





  Em 1925, enquanto transcrevia e pintava em seu Livro Vermelho, C.G. Jung apresentou uma série de seminários em inglês, nos quais falou pela primeira vez em público sobre suas primeiras experiências espiritualistas, sobre seu encontro com Freud, sobre a gênese de sua psicologia e sobre a auto-experimentação que ele chamou de seu 'confronto com o inconsciente', descrevendo detalhadamente diversos sonhos e fantasias essenciais. Apresentou uma visão geral introdutória de suas ideias acerca da tipologia psicológica e dos arquétipos do inconsciente coletivo. Todo o conteúdo dos seminários foi reunido nesta obra para que se tornasse acessível aos leitores e seguidores de Jung.  

Conheça mais clicando aqui



No começo de novembro de 1928, Jung iniciou o seminário sobre Análise de Sonhos, ao qual este volume é dedicado. Em encontros semanais, interrompidos por recessos sazonais de um mês ou mais, o seminário perdurou até o final de junho de 1930. Nestes seminários, Jung expôs seus conceitos psicológicos e seus métodos analíticos, bem como suas visões sobre a sociedade, o indivíduo, a religião, a história e muito mais. Conheça mais clicando aqui


 
Nesse primeiro volume dos seminários de C.G.Jung, encontram-se reunidos e comentados de modo elucidativo os seminários sobre sonhos de crianças, proferidos por ele de 1936 a 1941. Desse modo, o material é igualmente acessível para o leitor desprovido de um conhecimento psicológico mais profundo e representa uma introdução apropriada para a psicologia analítica, pois, nesta, a interpretação dos sonhos ocupa uma função central. Neles a teoria dos arquétipos é especialmente aplicada, na medida em que nos sonhos de crianças, na maioria das vezes recordados somente na idade adulta, o contexto pessoal se encontra em segundo plano e, em função da proximidade ainda maior entre a criança e o inconsciente coletivo. Conheça mais clicando aqui


Por que grande número de pessoas passam por tanta perturbação na meia-idade? Por que a consideram uma crise? A passagem do meio da vida nos apresenta a oportunidade de reexaminar a nossa vida e perguntar: "Quem sou eu, para além da minha história e dos papéis que representei?". Trata-se da ocasião para redefinir e reorientar a personalidade, um rito de passagem necessário entre a adolescência prolongada na primeira idade adulta e o nosso inevitável encontro com a velhice e a mortalidade. Este livro mostra como podemos percorrer conscientemente a meia-idade, tornando a vida mais significativa e a segunda metade dela imensamente mais rica.

Conheça o livro clicando aqui.


Meia-idade: crise, irritação, mudança...Juntando experiências analíticas, sonhos e mitos, o autor, um reconhecido psicanalista, formulou os três principais aspectos da meia-idade. Primeiro uma degradação dos afetos. Depois, pitadas de espírito novo - renegado e nocivo - que mexe com a rotina. Este novo espírito desestrutura a vida e alarma a família e amigos. Finalmente, com sorte, a transformação ocorre: a vida recomeça.

Conheça o livro clicando aqui




Saturno era o perverso deus romano que devorava seus filhos na tentativa de impedi-los de usurpar seu poder. Os homens, até hoje, sofrem a corrupção do poder, impulsionados pelo seu medo das mulheres e dos outros homens. Este livro elucida os 'segredos' que os homens trazem no seu coração e ajuda-nos na libertação das piores influências do patriarcado.  

Conheça o livro clicando aqui


A analista junguiana, Maria-Louise von Franz é conhecida como a colaboradora mais virtuosa de Carl Gustav Jung, tendo alcançado ao longo de sua carreira um alto nível de excelência. A presente obra: A busca de sentido – entrevistas radiofônicas é a tradução para o português de duas entrevistas concedidas por Marie-Louise von Franz a Claude Mettra, produtor da programação da estação de rádio Cultura Francesa, do grupo Radio France entre os anos 1978-1979 e 1986. O livro é uma excelente fonte de inspiração para aqueles que desejam aprofundar o conhecimento sobre si próprios, o que nada mais é do que um instigante mergulho dentro de sua alma. 

Conheça o livro clicando aqui
Nesta exposição concisa e contemporânea do processo de individuação, Murray Stein apresenta as percepções psicológicas expostas nas obras de Carl Jung em mitos e contos de fada, oferecendo uma descrição bastante clara e lúcida desse processo dinâmico e permanente.

Como movimento orientado ao desenvolvimento da consciência humana em indivíduos, tradições culturais e no âmbito internacional, a compreensão do princípio de individuação assume importância cada vez maior.

Por isso, o autor sugere novas perspectivas, tanto em nível pessoal como coletivo, que permitem nos libertar da compulsão à repetição incessante de padrões disfuncionais que nos condicionam no caótico mundo contemporâneo. Conheça o livro clicando aqui

Enquanto cientistas e astronautas exploravam e faziam um mapa do universo físico, Carl Jung e os psicólogos analíticos que seguiram seu trabalho começaram a traçar um mapa do mundo interior da psique humana.As antigas pesquisas das ideias de Jung não eram suficientemente claras ou faltou-lhes unidade. Muray Stein nos apresenta todo o formidável curso do pensamento junguiano, apresentando Jung ao mesmo tempo como cientista dedicado, artista criativo e profeta, na tradição de Mestre Eckhart, místico alemão, e de William Blake, poeta, pintor e gravador inglês.

Conheça o livro clicando aqui







Postagens mais visitadas